Grandes obras de mobilidade urbana estão sendo programadas para os próximos 4 anos na Baixada Santista. Em junho de 2014 a presidenta Dilma esteve em Santos, juntamente com o Governador Geraldo Alckmin, onde anunciaram investimentos de R$ 481,4 milhões nesse setor.
O que se pretende com tudo isso é que os moradores da Baixada Santista possam se locomover mais rapidamente entre todas as cidades da região.
Mongaguá também está incluída nesse contexto. A partir do segundo semestre de 2015 deverá ter início a implantação do BRT (Bus Rapid Transit ou Veículo Leve Sobre Pneus).
O projeto inicial prevê a criação de terminais do BRT nas cidades de Peruíbe, Itanhaém e Mongaguá, interligando essas cidades ao Terminal da Vila Caiçara, em Praia Grande. A partir do Terminal da Vila Caiçara, o BRT contará com 18 Km de corredores exclusivos até a divisa com São Vicente, adentrando 6 Km em solo Vicentino até a estação do VLT localizada no Centro da cidade.
Ainda não há prazo concreto para a implantação dessa serviço, mas espera-se que até o final de 2016 todo esse trecho de Peruíbe até o Centro de São Vicente já esteja pronto e em funcionamento.
* Presidenta Dilma e Governador Geraldo Alckmin anunciam investimentos em Mobilidade Urbana para a Baixada Santista (26/06/2014).
Para Mongaguá, o que muda?
Para nós, moradores de Mongaguá, os benefícios serão imensos. Num futuro próximo, teremos a possibilidade de nos deslocarmos até Praia Grande, São Vicente, Santos ou Guarujá num período muito menor de tempo. No sentido oposto, também poderemos nos deslocar até Itanhaém e Peruíbe utilizando esse novo sistema.
Na maioria das grandes cidades o BRT conta com corredores exclusivos, como será feito em Praia Grande. O trecho de Peruíbe até o Terminal da Vila Caiçara poderá contar com alguns trechos de corredores exclusivos e pelo fato de haverem poucas paradas entre os terminais, o tempo de viagem fatalmente será reduzido.
Ao adentrar no futuro Terminal do BRT de Mongaguá, o passageiro contará com um sistema integrado de transporte que poderá conduzi-lo rapidamente, por exemplo, ao Centro de São Vicente e a diversos outros pontos de toda a Baixada Santista, facilitando inclusive o acesso à travessia Santos/Guarujá na futura obra de interligação via túnel submerso entre as duas cidades..
Em períodos de alta temporada, esse novo sistema de transporte poderá ser mais interessante que sair de casa com o próprio veículo, dependendo do destino que se deseja alcançar. Os que não possuem um veículo próprio, poderão contar com uma opção concreta de transporte rápido e eficiente em nossa região.
Acessibilidade
O projeto prevê acessibilidade nos ônibus e terminais. Só de pensar na possibilidade de um cadeirante se locomover sem transtornos de Peruíbe até Guarujá, me parece algo realmente fantástico e digno de aplausos.
* Trecho do discurso da Presidente Dilma ao anunciar investimento em Mobilidade para a Baixada Santista.
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